Hoje, às 12h30, no Auditório da UEP, cerca de 50 professores da FUP participaram de reunião para esclarecimentos e discussões relativas à greve deflagrada na última sexta-feira (18).
A greve dos professores da UnB integra-se a um movimento de âmbito nacional, que já conta com a adesão de outras 38 instituições de ensino superior (IES). Dois são os pontos centrais da pauta que motiva a greve: a reestruturação da carreira docente (o que inclui aspectos salariais) e a melhoria das condições de trabalho nas IES.
Ao final da reunião, a maioria dos professores manifestou adesão à greve - cerca de 90%. Muitos professores também destacaram a importância de se garantir uma greve ativa, com atividades dirigidas a estudantes e comunidades, de modo a realizar o seu potencial formativo - recomendação que será levada pelos representantes da FUP ao Comando de Greve.
A adesão ou não ao movimento grevista é um direito que assiste a cada um dos professores, individualmente. Por isso, a reunião realizada nesta segunda-feira não pretendeu produzir consenso.
Na Gestão Ambiental, os professores foram orientados pela coordenação do curso a estabelecerem diálogo com as turmas para comunicarem suas posições particulares de adesão ou não à greve.
Discussões quanto às estratégias e continuidade da greve serão realizadas nas assembleias da AdUnB. A primeira delas, em contexto de greve, será realizada amanhã, terça-feira (22), às 16h, no Anfiteatro 7, do ICC, campus Darcy Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário