blog do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília - UnB, campus Planaltina.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Saiba onde e o que é preciso para votar
Dominique Lima
da Secretaria de Comunicação da UnB
Começa nesta quarta-feira, 22 de agosto, o primeiro turno da consulta para escolha do próximo reitor da Universidade de Brasília. Cinquenta e uma urnas estarão distribuídas em 19 pontos de votação espalhados nos quatro campi para receber aproximadamente 40 mil eleitores dos três segmentos: professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Leia mais aqui sobre os acontecimentos que marcaram o processo da consulta.
A organização do processo de votação envolve 90 pessoas: 62 mesários, sendo oito suplentes e 54 efetivos; 20 seguranças; e pessoal de apoio. Com três horários diferentes para contemplar especificidades das seções, localizadas em unidades acadêmicas e administrativas, o pleito se inicia às 7h e termina às 21h da quinta-feira, 23 de agosto.
A apuração dos votos será realizada na sexta-feira, 24. De acordo com a Comissão Organizadora da Consulta (COC), a previsão é que o resultado do primeiro turno seja divulgado até as 16h do mesmo dia.
A Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) afirmam que arcaram com as despesas da consulta, incluindo diárias e refeições para os mesários durante os dias de consulta.
Antônio José dos Santos, representante do Sintfub na COC, explicou que os candidatos poderão fazer campanha durante os dias de votação, exceto em um raio de 15 metros de distância das urnas. “A ideia é que a campanha continue para mobilizar a comunidade para comparecer às urnas”, ressaltou.
VOTAÇÃO
Cada seção abrigará uma urna diferente para cada segmento, exceto naquelas destinadas à coleta dos votos em separado, que serão divididos para cada segmento na sede de sua entidade representativa. Veja a lista dos locais das seções de votação. A COC divulgou uma lista onde é possível consultar o local de votação por matrícula. Veja aqui. Quem tiver a matrícula nessa relação, deve votar apenas no local mencionado. Somente as pessoas que não estiverem incluídas na lista das matrículas é que podem marcar o voto em separado nas entidades representativas de cada segmento.
As cédulas também serão diferenciadas, por cor, entre servidores técnico-administrativos, estudantes e professores. O local de votação foi escolhido para facilitar o acesso e a visibilidade bem como ter espaço suficiente para comportar os eleitores em caso de filas.
Sobre a possibilidade de espera, André Ribeiro, membro da COC representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), aconselha que as pessoas que pretendem votar compareçam cedo e fora dos horários de maior fluxo, como almoço e fim de expediente, para evitar a formação das filas. “Muitos dos que votam deixam para as últimas horas do último dia e isso pode levar a grandes filas principalmente nas seções com maior número de votantes, como ICC Norte e Sul, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FA), Faculdade de Tecnologia (FT) e a Faculdade de Saúde”, alertou.
O eleitor também deve dar atenção especial para a seção em que votará. Nos casos de voto em separado, o eleitor precisará levar um documento que prove o vínculo com a Universidade – como contracheque ou comprovante de matrícula – e a identidade. Como esclarece Paulo Celso Gomes, membro da COC representante da ADUnB, os mesários foram instruídos a não permitir o voto em separado de quem está cadastrado em uma seção. Os mesários também foram instruídos sobre o processo de votação. “Após checar os documentos de identidade, o mesário entregará a cédula de votação correspondente ao segmento a que pertence o eleitor e o encaminhará para a cabine de votação para, em seguida, depositar o voto na urna adequada”, descreveu Paulo Celso.
APURAÇÃO
Além do trabalho dos dias de votação, 12 mesários serão selecionados para trabalhar como escrutinadores. O processo de apuração se iniciará às 9 horas de sexta-feira no Centro Comunitário e seguirá até o término da contagem dos votos.
A COC prevê que o resultado estará pronto até as 16 horas. O tempo de apuração, no entanto, dependerá do número de pessoas que votarem. Entre as regras da apuração, destaca-se a escolha pela não divulgação do resultado por seção, mas apenas do cômputo total de cada segmento. “A ideia é evitar que haja qualquer risco de perseguição de determinado grupo uma vez que o processo de consulta esteja encerrado”, explicou André Ribeiro.
A contagem dos votos será feita por três mesários para os segmentos de professores e servidores técnico-administrativos e quatro na mesa destinada à apuração dos votos dos estudantes. Participarão das votações 10 fiscais por seção, sendo um por chapa. Na apuração, serão aceitos um fiscal por chapa para cada uma das três mesas de contagem. Uma vez apurado o resultado, as informações sobre a consulta serão organizadas em um documento que será encaminhado ao Conselho Universitário ainda na sexta-feira ou na manhã da segunda-feira, a depender do horário do fim da apuração. O prazo para recursos após a divulgação do resultado será de 24 horas. A COC terá, neste caso, outras 24 horas para deliberar e manifestar sua decisão.
PESOS
A fórmula para cálculo dos pesos de votos seguirá o mesmo critério da última consulta, realizada em 2008. Esse método implica que, se 100% de todos os três segmentos votar, será acreditado 33,33% de peso para cada. Caso o comparecimento seja menor que o total de aptos a votar, a proporção cai e varia entre os três de acordo com o total em cada um deles.
Veja a fórmula: VC = VD x PD + VE x PE + VF x PF
As siglas são:
VC = Votação corrigida da chapa junto aos três segmentos.
VD = Votação da chapa junto ao segmento docente.
VE = Votação da chapa junto ao segmento discente (estudantes).
VF = Votação da chapa junto ao segmento técnico-administrativo (funcionários).
PD = Peso do segmento docente.
PE = Peso do segmento discente.
PF = Peso do segmento técnico-administrativo.
O peso de cada segmento é calculado assim: Peso = 1/3 x total global de eleitores aptos a votar/total de eleitores do segmento aptos a votar.
SAIBA MAIS SOBRE A CONSULTA
Quem pode votar
- Docentes que pertencem ao quadro da Fundação Universidade de Brasília (FUB).
- Os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação e alunos dos programas de residência na UnB, excetuados os que tenham feito trancamento geral de matrícula no período da consulta.
- Os servidores técnico-administrativos que pertencem ao quadro permanente da FUB.
Onde votar
São 19 seções distribuídas nos quatro campi da UnB, sendo três delas destinadas ao voto em separado de cada segmento. As seções foram escolhidas por um critério espacial. A COC pede atenção para a possibilidade de mudança dos locais das urnas, principalmente nas seções de maior movimento, em especial no ICC Norte e Sul e na FA.
O que levar
O eleitor precisa apresentar identidade com foto. No caso dos estudantes, a COC pede a apresentação da carteira estudantil. Excepcionalmente, será aceito documento de identidade oficial. Para os servidores técnico-administrativos e professores, serão aceitos os crachás funcionais ou qualquer documento oficial com foto.
Voto em separado
Caso um eleitor não estiver cadastrado em nenhuma seção, poderá votar por meio do processo de voto em separado. Neste caso, será necessário encaminhar-se à sede de sua entidade representativa, seja ADUnB, DCE ou Sintfub, e levar documento oficial de identidade com foto bem como comprovante de matrícula ou contracheque. A COC ressalta que não será possível o voto em separado de quem estiver devidamente inscrito numa das seções de votação.
Horários de votação
Serão três horários diferentes de votação, de acordo com necessidades específicas de diferentes setores da Universidade. No Hospital Universitário de Brasília e na Faculdade de Educação, o horário será das 7h às 20h para contemplar os servidores que trabalham no turno noturno. Já nos campi Ceilândia e Gama, o horário será de 9h as 18h30 já que em nenhum dos dois há atividade à noite. No resto das seções, o horário de votação será de 9h às 21h nos dois dias de pleito.
Fonte: Portal UnB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário