quarta-feira, 14 de março de 2012

Procuram-se jovens talentos para a ciência

Programa da Capes e do CNPq oferece 6 mil bolsas de estudo para calouros interessados em pesquisa. Inscrições vão até 23 de março

por Gabriella Furquim - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Estão abertas as inscrições para o programa Jovens Talentos para a Ciência. O projeto inédito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece 6 mil bolsas de estudo para alunos que estão cursando o primeiro semestre em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país. “O objetivo é incentivar os estudantes, já no primeiro contato com a vida acadêmica, a se interessarem pela pesquisa científica”, explica Edilaine Clemente, coordenadora do programa na Universidade de Brasília.

As bolsas oferecidas são de R$ 360 mensais e terão a duração de um ano: de agosto de 2012 a julho de 2013. A seleção dos bolsistas será por meio de uma prova de conhecimentos gerais elaborada pela Capes e pelo CNPq e deve ser aplicada no dia 29 de abril. A nota no teste também pode ser utilizada para futuras classificações para bolsas do Programa Ciência Sem Fronteiras, lançado pelos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação. “O número de bolsas será distribuído de acordo com o número de inscrições. Ou seja, quanto mais gente interessada, mais vagas serão oferecidas para alunos da UnB”, esclarece Edilaine.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março pelo telefone 3107-0469. “Não é preciso apresentar nenhum documento, apenas fornecer informações simples como o curso e a data de nascimento”, explica Edilaine.

O programa de atividades para os bolsistas será elaborado pela Capes e pelo CNPq de acordo com o perfil de cada de instituição de ensino e com o curso dos alunos selecionados. “Os estudantes serão orientados para que, após um ano, estejam aptos a passarem para as bolsas de Iniciação Científica, PIBID ou Programa Ciência sem Fronteiras”, esclarece a coordenadora.

Fonte: UnB Agência

2 comentários:

  1. As bolsas que a UnB oferece e essa bolsa de jovens talentos podem ser acumuladas, ou implica em alguma coisa o aluno possuir as bolsas como permanência e alimentação + a jovens talentos?

    ResponderExcluir
  2. o estudante tem que fazer uma opção, não é possível acumular bolsas.

    ResponderExcluir