segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fórum da Gestão Ambiental delibera sobre regras para os TCCs e outros assuntos

Nessa sexta-feira (19), o Fórum de Professores e Representantes Discentes da Gestão Ambiental realizou reunião ordinária para discussão de temas como o Manual para Orientação e Elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), a proposta de mudança de turno da GAM e I Fórum Regional Centro-Oeste dos Cursos de Gestão Ambiental. Confira. 


Guia para estudantes e orientadores de TCCs
Elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), o documento "Diretrizes Gerais para Elaboração do TCC" se constitui num manual de instruções para estudantes e orientadores dos TCCs do Bacharelado em Gestão Ambiental, da Faculdade UnB Planaltina (FUP). O documento define:

a) as formas que pode adquirir um TCC (se trabalho experimental, descritivo, de revisão bibliográfica, ensaio teórico ou baseado no desenvolvimento de técnicas e produtos);
b) as relações e atribuições dos professores das disciplinas TCC 1 e TCC 2, dos estudantes e de seus orientadores;
c) a estrutura do trabalho; e
d) as formas de avaliação.

A formatura da primeira turma da GAM será ao final do primeiro semestre de 2012. "O manual de TCC é, portanto, a primeira iniciativa para estruturar a elaboração, orientação e defesa dos trabalhos finais dos estudantes", destaca a professora Gabriela Nardoto, "com certeza, será aprimorado ao longo dos anos".

A versão final do manual aprovado pelo Fórum da GAM será, em breve, divulgada neste blog.

O NDE é composto pelos professores: Donária Coelho Duarte, Gabriela Bielefeld Nardoto, Mônica Nogueira, Philippe Layrargues e William Santana.

Mudança de turno do curso
A reunião do Fórum da GAM também voltou ao tema da mudança de turno do curso. Em resposta ao Colegiado de Graduação da FUP, que dirigiu uma série de questões ao Fórum sobre os fundamentos e conveniência da proposta de mudança de turno, uma comissão de professores e representantes discentes realizou levantamentos e estudos sobre o assunto, nos últimos meses. 

Os resultados desses esforços revelam que mais da metade dos estudantes (57,5%) prefere o turno diurno e 73,8% acha que o aproveitamento seria maior, caso o curso mudasse de turno. Por outro lado, apenas uma quarta parte do corpo discente declarou trabalhar regularmente no setor público ou privado.

A principal razão apontada para um provável aumento no desempenho e mesmo na procura pelo curso de Gestão Ambiental, com a mudança de turno, está relacionada às possibilidades de campo, que seriam bastante ampliadas durante o dia. A pesquisa de opinião contou com a participação de 147, dos 176 estudantes matriculados no curso, no primeiro semestre de 2011. 

O Prof. Ludgero Vieira, um dos responsáveis pelos levantamentos, destaca ainda que se a Gestão Ambiental e a Gestão do Agronegócio (GeAgro) passarem a integrar o mesmo turno, será possível um maior intercâmbio entre os dois cursos, "principalmente nas áreas de Administração e Economia, já que, para as disciplinas dessas áreas, um único professor poderá ministrar a mesma disciplina para ambos os cursos, reduzindo os problemas que vimos enfrentando com a falta de professores". Há, pelo menos, 14 disciplinas compartilhadas ou com potencial de compartilhamento entre a GAM e a GeAgro.

Mas os estudantes que se encontram matriculados no noturno não devem se preocupar. Caso a proposta de mudança de turno seja aprovada pelo Colegiado de Graduação e pelo Conselho da FUP, haverá um processo de transição para que todos alunos que ingressaram no turno noturno possam concluir sua graduação no mesmo turno. Durante a fase de transição, as disciplinas do curso de Gestão Ambiental serão oferecidas nos dois turnos.

O documento com a proposta de mudança de turno e os resultados dos levantamento realizados para esse fim encontra-se sob revisão de comissão específica e, em breve, será divulgada neste blog. O tema deverá ser discutido pelo Colegiado de Graduação em reunião a ser realizada em setembro e, depois, pelo Conselho da FUP.

A comissão responsável pelo tema foi composta pelos professores  Flavia de Sá Nogueira, Irineu Tamaio, Ludgero Vieira e Vânia Roque-Specht.

I Fórum Regional Centro-Oeste de Ensino em Gestão Ambiental
Dando consequência às deliberações do II Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, em maio deste ano, na cidade de São Paulo, a FUP planeja mobilizar, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) e Faculdade Católica de Anápolis, a realização do I Fórum Regional de Ensino em Gestão Ambiental. "Será uma oportunidade para aquecer o debate e estreitar relações entre os cursos de Gestão Ambiental no Centro-Oeste", destaca a Profa. Mônica Nogueira.

O fórum regional deverá ocorrer antes do próximo fórum nacional, que será realizado em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 2013.

O Fórum da GAM também comprometeu-se em apoiar a realização de uma reunião da CONEGEA, a Coordenadoria Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental, neste segundo semestre de 2011, na FUP. Segundo Jéssica Airisse, membro da atual diretoria do CA de Estudantes da GAM, "a realização de uma reunião da CONEGEA em Planaltina, sem dúvida, é uma importante iniciativa para o fortalecimento de nossa participação neste fórum de deliberação estudantil".

Gestão democrática e participativa
Inspirado pelos debates ocorridos no Workshop sobre o PPPI da FUP, realizado na semana passada, o Blog da GAM terá, em breve, uma nova seção para divulgação das pautas e atas das reuniões do fórum do curso. Assim, estudantes e professores poderão acompanhar passo a passo as discussões e deliberações desse fórum e, assim, qualificar suas próprias posições para participar dos debates coletivos em prol do fortalecimento do curso da FUP. 

Participe, você é parte dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário