Às 17h, exibirá o longa metragem Partner, de Bernardo Bertolucci, como parte da programação especial deste mês, dedicada a refletir sobre a recente história social e política brasileira, a universidade pública e sua função social. Trata-se de uma contribuição do Cineclube 6 e do Pluriversidade para a discussão do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da FUP.
Às 19h15, será a vez de exibir o Lixo Extraordinário e debater com Tião, um dos protagonistas, as repercussões do documentário brasileiro que concorreu ao Oscar 2011.
As exibições do Cineclube 6 serão realizadas no Auditório da UAC - novo prédio da FUP. Conheça abaixo as sinopses dos filmes desta noite.
Partner
Realizado durante o auge do movimento estudantil de 1968, Partner é um dos filmes mais radicais do cineasta italiano Bernardo Bertolucci.
Baseando-se livremente em O Duplo (1846), do genial Fiódor Dostoiévski, Bertolucci nos conta a história de Jacob, um estudante com idéias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político.
Inspirado pelas teorias de Karl Marx, Sigmund Freud e Jean-Luc Godard, Bertolucci realizou um fascinante filme-manifesto que capta os principais dilemas da geração de 1968. Por isso, Partner é fundamental para a compreensão de Os Sonhadores (2003), filme do diretor sobre a mesma época.
Elenco: Pierre Clémenti, Tina Aumont, Sergio Tofano, Giulio Cesare Castello, Romano Costa, Antonio Maestri, Mario Venturini
Produção: 1968 (Itália)
Duração: 105 min
Gênero: Drama
Direção: Lucy Walker
Elenco: Sebastião Carlos dos Santos (Tião), José Carlos da Silva Bala Lopes (Zumbi), Suelem Pereira Dias
Produção: 2010 (Brasil)
Duração: 99 minutos
Gênero: Documentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário