sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Reconhecimento do curso de Gestão Ambiental

GESTÃO AMBIENTAL RECONHECIDA PELO MEC
 
No final de 2013, mais precisamente entre os dias 24/11/2013 a 27/11/2013, recebemos a Comissão de Especialistas do Ministério da Educação para o processo de reconhecimento do curso.
Destacamos o apoio fundamental de todos envolvidos no processo de organização dos documentos, recepção dos especialistas e participação de alunos e professores nas reuniões. Aos funcionários Leandro e Joaquim devemos parte dessa nota! Outra parte (
muito importante) devemos à professora Monica e ao professor Vicente, ex-coordenadores que contribuíram sempre e, aos alunos, NDE e professores nosso muito obrigado.

As categorias avaliadas nesse processo são: 

Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Em resumo, nesta dimensão o relatório aponta que o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) contempla de maneira satisfatória as questões sociais e econômicas da região e os objetivos explicitam a formação de um profissional qualificado e de ampla base ambiental.
O perfil profissional do egresso expressa as competências profissionais a serem adquiridas pelos discentes do curso, com a formação de um profissional capaz de captar, promover e gerenciar projetos ambientais das mais variadas tipologias, pautados no senso crítico e no domínio de códigos funcionais e de aspectos culturais, sociais e econômicos da região. A metodologia definida para desenvolver as atividades do curso está suficientemente comprometida com a interdisciplinaridade e a contextualização.

O conceito obtido nesta dimensão foi 3,7 (a escala varia de 1 a 5)

 Dimensão 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL

O relatório apontou que nesta dimensão o Núcleo Docente Estruturante (NDE) está devidamente formalizado e composto por cinco professores doutores, que se reúnem regularmente ou extraordinariamente e atua de forma significativa nas questões do funcionamento e da estruturação do curso, em parceria com o Colegiado de Curso
O corpo docente é constituído por 30 docentes, dos quais 27 são doutores (90%) e 03 são mestres (10%). Em relação à produtividade, pelo menos 50% dos docentes tiveram entre 7 a 9 produções nos últimos três anos
Ao
O conceito obtido nesta dimensão foi 4,5 (a escala varia de 1 a 5)

Dimensão 3: INFRAESTRUTURA

Em resumo, o relatório aponta nota média para a biblioteca (bibliografia básica e complementar) e notas maiores para a infraestrutura física, acesso a equipamentos de informática e internet pelos estudantes.

O conceito obtido nesta dimensão foi 3,6 (a escala varia de 1 a 5)

 ....Finalizam o relatório, gerando o conceito final...

Em razão do acima exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES e neste instrumento de avaliação, este Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) apresenta um perfil referencial acima do mínimo de qualidade, com avaliação final 4,0 (quatro).

Encerrada a visita, ficamos com a sensação de dever cumprido, mas com a consciência de que devemos
sempre buscar melhorias contínuas e é isso que estamos fazendo sempre.
Em 2014, o NDE, Colegiado de cursos, Conselhos, Fórum de Curso, estudantes e toda a Direção da FUP, estaremos todos, envolvidos em desafios que prometem melhorar ainda mais o curso e seu reconhecimento, não apenas para o Ministério da Educação, mas para a sociedade que mantem e exige uma Universidade pública de qualidade.
 
 

Um comentário:

  1. Parabéns a todos pelo trabalho!
    Já sabíamos do potencial do nosso curso e da qualidade prestada pela comunidade acadêmica da UnB/FUP em fazer dele uma referência no ensino.
    Nós estudantes de Gestão Ambiental representaremos de forma compromissada e merecedora deste reconhecimento.

    ResponderExcluir