domingo, 20 de novembro de 2011

Trancamento geral de matrícula agora é feito pela internet

Com apenas um clique, o estudante pode suspender a matrícula. O prazo para este semestre é até 19 de dezembro

Tatiana Alves, da Secretaria de Comunicação da UnB

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência
Desde o último dia 10, os alunos podem suspender o semestre por meio eletrônico. É a primeira vez que o procedimento deixa de ser realizado exclusivamente junto ao posto avançado, via secretaria das unidades acadêmicas. Passa a ser automático e sem justificativa, do primeiro ao último dia de aula do semestre (clique aqui para acompanhar o calendário acadêmico). Além disso, o aluno fica dispensado de pagamento da taxa no valor de R$ 8 reais.


Manuela Chianca, 19, do 3º semestre de medicina gostou da agilidade. "É muito fácil e prático", define. Segundo Arnaldo Carlos Alves, secretário de Administração Acadêmica, a mudança foi realizada com o intuito de facilitar a vida do estudante. Ele ressalta, entretanto que, após confirmação no site, não será permitida anulação. Márcia Abrahão, decana de Ensino de Graduação (DEG) explica: “O objetivo é diminuir a burocracia. É um passo no caminho da modernização”.

A suspensão é requerida pelo interessado no site da UnB na página aluno de graduação. Para isso, não há necessidade de se apresentar justificativa e documentação comprobatória. O limite do trancamento geral de matrícula (TGM) é de até dois semestres letivos, consecutivos ou não.

Para tanto, é preciso ser aluno regular, veterano, ou seja, ter ao menos uma disciplina com aproveitamento e não estar em processo de desligamento no período letivo do requerimento. Além disso, o estudante não pode exercer monitoria ou receber qualquer tipo de bolsa, no período em que o trancamento estiver registrado (saiba mais aqui).

O trancamento geral é diferente do trancamento justificado. Este é concedido em situação excepcional, desde que devidamente comprovada por motivo de saúde ou estudo no exterior, submetido à análise da universidade.
Texto: UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário