quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Avaliação de desempenho docente agora é online

DEG acha que relatório digital terá maior adesão dos alunos.

Tatiana Alves - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A partir desta quarta 23, os estudantes de graduação terão a oportunidade de avaliar o desempenho dos professores, da disciplina, instituição e a própria performance pela internet. O preenchimento do formulário é voluntário e pode ser feito até o início do próximo ano letivo (13 de março de 2012) no matrículaweb

A avaliação existe desde 2011, mas até então era realizado por meio de questionário impresso. De acordo com Márcia Abrahão, decana de Ensino de Graduação (DEG), a mudança é mais um passo da modernização da universidade. “Nós nos aproximamos mais da realidade do estudante e reduzimos o uso de papel.” Ela lembra que a adesão ao atual sistema era muito baixa - 25% - e 75% dos questinários viravam lixo.
Mariana Costa/UnB Agência
Julia, 4º semestre de biologia, aprovou a idéia mas acha que ela deveria ser obrigatória 
MELHORIA – Além de reduzir o desperdício, a elaboração do relatório será mais rápida, por meio do Cespe, já que o processo é online e recorrerá a informações de banco de dados. Haverá diminuição no número de questões e os professores passarão ser avaliados num escala de 1 (insatisfatório) e 5 (excelente). O aluno poderá ainda comentar cada um dos itens.

A avaliação é usada pela Câmara de Carreira Docente (CCD) como um dos parâmetros para analise da qualidade do curso, disciplina, condições de oferta, produção científica e envolvimento em extensão. O questionário pode servir aos professores para mudar ou não de nível (progressão funcional).

A mudança foi definida em reunião da Câmara de Ensino de Graduação (CEG) no dia 30 de agosto. A decana espera que com a decisão haja maior participação dos estudantes. Célio da Cunha, professor da Faculdade de Educação (FE), um dos integrandes da CEG, explica que o relatório servirá para corrigir possíveis falhas e reforçar os aspectos positivos.

QUALIDADE - Julia Diniz, 4º semestre de Biologia, aprovou a ideia, porém questionou a dispensa de obrigatóriedade. “Quando era feito em sala de aula, os estudantes não respondiam o questionário; online cairá ainda mais a adesão”, especula.

Além da modernização do processo de avaliação docente, os itens não precisam mais ser respondidos em um único acesso. “Nosso objetivo é aumentar a qualidade da educação e precisamos da adesão dos alunos”, convida Márcia Abrahão.

Textos: UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário