terça-feira, 18 de outubro de 2011

UnB Planaltina e Campus Darcy Ribeiro se unem para fazer arte

A cultura produzida nos campi Darcy Ribeiro e de Planaltina se encontram na segunda edição do IdAs e Vindas.

Francisco Brasileiro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência
Mariquinha é uma matuta muito enxerida, se mete no namoro de Xoxa e até ajuda com uma boa surra em Praxedio – farrista por natureza. “Avisei que ia no forró e voltava só domingo, voltei quinta e ainda tomei umas”, lamenta-se o malandro. Mariquinha, Xoxa e Praxedio arrancaram umas boas risadas dos alunos do Centro Educacional 1 (CED 1) de Planaltina na abertura da segunda edição do projeto IdAs e Vindas, na Faculdade UnB Planaltina (FUP). A personagem Mariquinha foi interpretada pela professora Cecília Borges, do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Já Xoxa e Praxedio são fantoches desenvolvidos pela companhia Por um fio, formada por jovens de Planaltina que também são alunos da UnB.



A cena resume o espírito do projeto IdAs e Vindas, do Instituto de Artes (IdA). A ideia é levar a arte produzida no instituto para a os novos campi da universidade e interagir com a comunidade e a cultura produzida no local. “Hoje a UnB não é só o plano piloto”, afirma Izabela Brochado, diretora do IdA. “O nosso objetivo é a integração: que os campi possam se comunicar”, defende.

Antes da apresentação da professora os alunos do CED 1 aproveitaram o som da Orquestra de Violões, formada pelos alunos do Departamento de Música. Treze violonistas apresentaram melodias de Pixinguinha, Ernesto de Nazaré e The Beatles.

Ao todo, quatro escolas da cidade irão visitar a UnB Planaltina para acompanhar as apresentações artísticas: CED 01 e 03, Centro de Ensino Médio 02 e o Stella dos Cherubins. Todos os departamentos do IdA têm atividades programadas.

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência
O Departamento de Artes Visuais (VIS) montou uma exposição com fotografias produzidas pelos estudantes. A proposta do departamento é que a visita dos alunos vá além da simples apreciação das obras de artes. “Vamos propor um exercício de leitura e abrir para que eles mesmos produzam suas fotos”, explica Marília Panitz, professora do VIS.

O Departamento de Desenho Industrial programou palestras para explicar aos alunos como é o trabalho do designer. “Vamos mostrar como o trabalho desse profissional está no dia a dia de todos“, explica a professora Fátima Aparecida. “O trabalho dele é justamente trazer a arte para o cotidiano, fazer com que uma cadeira, por exemplo, exerça também uma função estética”.

As atividades do IdAs e Vindas no campus de Planaltina continuam até o dia 4 de novembro. Acesse a programação completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário