Equivalência entre disciplinas
O Colegiado de Graduação considerou diversas solicitações de equivalência entre disciplinas, tendo aprovado as seguintes solicitações:
a) Gestão e Inovação Tecnológica e Inovação e Tecnologia;
b) Mecânica e Física 1;
c) Prática e Estágio (abrangendo todo o grupo de disciplinas dessa natureza);
d) Gestão de Pessoas e Gestão de Pessoas em Organizações.
A Profa. Mônica Nogueira, coordenadora da Gestão Ambiental, destacou que além da equivalência, é preciso compatibilizar os pré-requisitos de algumas disciplinas para garantir a mobilidade dos estudantes entre os cursos da FUP. É o caso de Economia e Meio Ambiente, cujo pré-requisito é Introdução à Economia. "Embora Introdução à Economia aplicada ao Agronegócio já tenha sido reconhecida como equivalente à Introdução à Economia, sem a sua inclusão como pré-requisito alternativo à disciplina Economia e Meio Ambiente, o sistema nega a matrícula do estudante e, neste semestre, muitos estudantes saíram do fluxo por essa razão", afirma Mônica.
O Colegiado entendeu ser prudente realizar um amplo levantamento das equivalências já aprovadas, bem como dos casos que pedem compatibilização em termos de pré-requisito, para então retomar a discussão na próxima reunião, prevista para o dia 3 de outubro.
A equivalência entre as disciplinas Química e Tecnologia e Fundamentos de Ciências da Natureza será arbitrada na próxima reunião do Colegiado.
Aberta a temporada de oferta
Antecipando-se ao próprio calendário do Decanato de Graduação (DEG), o Colegiado optou por dar início à definição da oferta para o Verão e o Primeiro Semestre Letivo de 2012.
De acordo com a decisão, os coordenadores de curso terão até o dia 25 de setembro para apresentar suas demandas aos coordenadores de áreas. Caberão a esses a apresentação ao Colegiado da oferta, na reunião do dia 3 de outubro.
Leandro Evangelista, da Secretaria da FUP, deverá oferecer, aos coordenadores, um formulário para indicação do número de estudantes por turma, que poderá variar entre três classes de tamanho: 40, 60 ou 80 estudantes por turma. O procedimento deverá contribuir para uma melhor distribuição das salas de aula.
Chamou a atenção para garantir também uma melhor distribuição das disciplinas nos dias da semana, visto que há uma tendência de maior concentração nas segundas e terças-feiras.
O Colegiado determinou que a oferta do verão deve ser orientada, num primeiro momento, pela demanda por disciplinas com alto índice de reprovação ou que, por uma razão ou outra, estiveram represadas em semestres anteriores.
Outros assuntos
A participação qualificada da representação estudantil no Colegiado de Graduação foi um dos pontos altos dessa reunião. Diversos pontos de pauta foram propostos pelo corpo discente, dentre eles a discussão sobre a conveniência das chamadas "aulas blocadas" - ou seja, com horários contínuos num mesmo dia da semana.
Martha Fellows, uma das representantes dos estudantes no Colegiado, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre o tema, para apreensão da opinião dos estudantes sobre essa modalidade de horário. Segundo Martha, "boa parte dos estudantes reconhece que para algumas disciplinas a aula blocada faz sentido, mas para outras não".
Outra reivindicação estudantil que foi acolhida pelo Colegiado de Graduação foi a negociação de abertura parcial da biblioteca, durante a greve, no período noturno. O abaixo-assinado organizado pelos estudantes, para esse fim, foi elogiado pelos membros do Colegiado, nas palavras do Diretor da FUP, Marcelo Bizerril, "uma manifestação legítima de organização e pressão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário