terça-feira, 5 de julho de 2011

Baobás: espetáculo lúdico para adultos


O gramado central da Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão (UEP), da FUP, amanhã (6), será o palco de Baobás, um espetáculo lúdico para adultos, construído a partir da vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry - aviador, ilustrador, jornalista, inventor, poeta e autor de O Pequeno Príncipe.

As senhas serão distribuídas para o público 40 minutos antes do início da sessão.


No espetáculo, as fantásticas histórias de Saint-Exupéry são ora contadas, ora encenadas dentro de um PLANETÁRIO todo branco. Neste espaço intimista, em forma de iglu, como um cinema 180º graus, com muitas projeções, o público entra na cena voando com o elenco pelas experiências vividas e criadas por Antoine. "As projeções são feitas com luz, utilizamos material alternativo inspirado nas projeções em planetários e luzes indicativas de aviação, bem como efeitos de teatro de sombras.” Revela Fernanda Pacini, diretora do espetáculo.

Em alguns momentos da peça, o público é convidado a fazer aviões de papel, que, ao serem lançados, interagem com a cena e a história. Ainda, antes do início da sessão, o elenco sugere que a platéia escreva cartas afetivas a seus parentes e/ou amigos, com o compromisso de envia-las pelos Correios, as cartas serão enviadas pela própria diretora do espetáculo. (Levem os endereços e CEPs de seus parentes).

Baobás é um espetáculo adulto que mostra a necessidade de não se perder o olhar sonhador, imaginativo, simples e cuidadoso da criança. “Buscamos criar um espetáculo que estimulasse no espectador um olhar leve e compreensivo sobre temas, por vezes difíceis, como encontros e desencontros, e que estimulasse a imaginação e a criatividade da criança que há em todos nós.” Aposta Fernanda Pacini, diretora do espetáculo.

Os Grupos
O VIRTÙ – Confraria Teatral foi fundado em maio de 2002 em Porto Alegre e tem como principal característica a busca pela experimentação. Os espetáculos do grupo são marcados por provocarem a discussão para temas filosóficos, políticos e sociais importantes para a atualidade.

O grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores foi fundado em março de 2001, em Brasília, e participa ativamente do movimento teatral brasiliense. Dentre suas mais de doze montagens teatrais, destacam-se os espetáculos “Risonha e o pé de... feijão!” (2003), “Capital” (2004) e “As Catadoras de Ossos” (2006).
Com espetáculos e oficinas, o grupo participou de diversos festivais nacionais nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de festivais internacionais em países da América do Sul como Equador e Colômbia.

Um comentário:

  1. Que mágico espetáculo ! Pena que estarei fazendo prova às 07:00.O grupo vai fazer apresentações em outros lugares, outros dias?

    ResponderExcluir