terça-feira, 8 de abril de 2014

Aula magna do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural 2014-01



O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER) recebe, no próximo dia 15 de abril, a aula-magna "Agricultura familiar no Brasil: desconstruindo mitos, reconstruindo utopias", proferida pela Profa. Laura Duarte.

Pesquisadora Associada Sênior do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), Laura Duarte tem uma ampla produção intelectual sobre Sociologia Rural e Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos anos tem desenvolvido também atividades como professora convidada da Sorbonne, França, e do International Center for Agricultural Research in the Dry Areas, do Egito, além de integrar o Conselho Científico do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD).

Ao focalizar a agricultura familiar, em aula magna, a pesquisadora responde ao chamado da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para a reunião de esforços que auxiliem no reposicionamento da agricultura familiar para o centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, de modo a promover mudanças rumo para um desenvolvimento equitativo e equilibrado, em todo o mundo. A FAO anunciou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Estudos mostram que a agricultura familiar continua sendo a forma dominante de agricultura, em todo mundo. No Brasil, é responsável por 70% da produção de alimentos que chega à mesa dos brasileiros, cumprindo um papel importante na segurança alimentar e nutricional, na erradicação da pobreza, na gestão dos recursos naturais e na proteção do meio ambiente.

A aula magna será realizada no Auditório da Unidade Acadêmica (UAC) da Faculdade UnB Planaltina, a partir das 16h, do dia 15 de abril.

Maiores informações: 3107-8002 ou pelo email: fup@unb.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário